Episódio 2

Hoje o sistema politico também sucumbiu a ele próprio. O capitalismo já não era solução. Aliás tinhamos chegado à estagnação.
O negócio imobiliário deixou de existir. Os construtores não conseguiam vender os seus imóveis. A banca não emprestava dinheiro a quase ninguém. Assim a banca sofucou na sua própria ganância. O desemprego aumentava e o crédito mal parado atingia limites nunca vistos. Não se via solução há vista.
A população mundial estava cansada e desiludida. Parecia que não restava mais nada a fazer a não ser a resignação.
Mas surgiu um grupo de cidadãos dispostos a mudar. Não eram politicos. Não eram economistas nem juristas. Eram aparentemente cidadãos comuns. Chamamos-lhes os idealistas. Não sabemos bem de onde surgiram nem como se conseguiram unir em torno do caos. Eram certamente cidadãos desesperados com o estado a que tinhamos chegado. Foi assim que tudo mudou.
Hoje trabalhamos quase todos e por incrivel que pareça todos fazem aquilo que gostam. No entanto, não se recebem salários. Isso não é necessário. Existe uma espécie de permuta. Se precisamos de comer vamos ao supermercado e trazemos o que necessitamos. Se queremos uma casa escolhemos uma e ela é nossa. Se precisamos de trocar o carro velho, recebemos um aviso apenas para o entregar para reciclagem e irmos buscar um novo.

Nenhum comentário: